Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Divulgue aqui a sua marca!

Clique no botão abaixo e fale com a gente...

OAB Jacobina manifesta repúdio: “Combate à sexismo na política local e defesa da dignidade Feminina”

Em face da enorme repercussão negativa acerca da trágica publicação feita no perfil da Rádio Jacobina FM no Instagram (leia aqui), a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Subseção de Jacobina/BA, por meio da Comissão de Defesa da Mulher publicou uma NOTA DE REPÚDIO onde repudia, veementemente o texto veiculado sob o título “Quem é ‘Madame Bovary’ na política jacobinense. Leia abaixo:

NOTA DE REPÚDIO

A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Subseção de Jacobina/BA, por meio da Comissão de Defesa da Mulher repudia, veementemente o texto veiculado sob o título “Quem é ‘Madame Bovary’ na política jacobinense?” pelo colunista J.Britto. Consideramos inaceitável a tentativa de comparar uma figura política feminina à personagem de um romance clássico de forma pejorativa e sexista.

A analogia simplista entre a pré-candidata, Mariana Oliveira, e Madame Bovary, explorando elementos como traição e busca por poder, é irresponsável e desrespeitosa. Além disso, a tentativa de desqualificar a experiência política da pré-candidata e de insinuar supostas relações inadequadas é um ataque infundado e difamatório.

O jornalismo responsável e ético deve abster-se de promover narrativas que reforçam estereótipos de gênero e que desvalorizam mulheres na política. Por isso, consideramos indispensável uma retratação por parte do(s) veículo(s) que fizeram a postagem e exortamos a comunidade a repudiar abordagens que buscam minar a participação feminina no cenário político.

É crucial que o debate político se dê de maneira ordeira, baseado em propostas e ideias, sem recorrer a insinuações ofensivas e prejudiciais, especialmente contra mulheres. A sociedade merece um discurso público mais elevado e respeitoso, livre de estigmatizações que comprometem a integridade das pessoas envolvidas na vida política.

A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Jacobina reafirma de maneira inequívoca que não aceita, sob nenhuma circunstância, qualquer ato de violência, especialmente as formas de violência em virtude do gênero. Além disso, frisamos que a instituição está comprometida em promover um ambiente seguro, respeitoso e inclusivo para todos os seus membros e para a sociedade em geral.

Portanto, a OAB repudia qualquer forma de discriminação ou agressão, estando empenhada em combater, ativamente, qualquer comportamento que viole os princípios fundamentais da igualdade e da dignidade humana.

Expressamos nossa solidariedade a todas as mulheres pré-candidatas às eleições municipais em Jacobina, bem como em toda região. Hoje, em especial, a Mariana Oliveira, que foi vilmente atacada.

Piritiba, 27 de Setembro de 2023

Ricardo Patrese – Blog Chapada Urgente

 

Compartilhe essa matéria:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Últimas Notícias

Receba os nossos Artigos em primeira mão!

Insira o seu e-mail no campo abaixo e seja notificado sempre que publicarmos um novo artigo.

©Chapada Urgente - Todos os direitos reservados! Reprodução autorizada com registro da fonte.

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Estamos no WhatsApp!