No dia 25 de novembro, leitores do Chapada Urgente compartilharam conosco, via WhatsApp, uma publicação realizada no perfil da Rádio Jacobina FM no Instagram. O conteúdo, que inclui um card com caricatura e um texto anônimo, gerou considerável indignação entre boa parte dos habitantes de Jacobina. “Machismo, sexismo e misoginia…”
O post em questão utiliza uma citação do escritor francês Gustave Flaubert como ponto de partida para uma análise sobre a pré-candidatura à prefeitura de Jacobina da presidente do Diretório Municipal do PT, Mariana Oliveira. O texto, desprovido de identificação de autoria, retrata, de maneira metafórica, a cena política local como uma trama maquiavélica, tendo Mariana como personagem central, transitando entre conflitos e alianças dentro do partido.
O autor utiliza a obra de Flaubert para sugerir que Mariana estaria inclinada até mesmo a trocar de partido, buscando uma candidatura majoritária nas próximas eleições municipais, mesmo que isso implique deixar a federação partidária que apoia o governador Jerônimo Rodrigues, que também PT, e o atual prefeito Thiago Dias, que é do PCdoB.
O texto que é carregado de falas controversas e termos chulos, alega que Mariana estaria seduzida pelos resultados eleitorais anteriores e pelo estilo “beijoqueiro” do governador, provocou uma onda de comentários indignados. A maioria desses comentários classificam o texto como sendo machista, sexista e misógino.
Diversos comentários expressam repúdio e descontentamento não apenas com o conteúdo do texto, mas também com a postura da Rádio Jacobina FM em divulgá-lo. Há também acusações direcionadas ao prefeito de Thiago Dias, como sendo o suposto apoiador dessa abordagem política considerada desrespeitosa e incompatível com a realidade histórica da política de Jacobina. Veja abaixo alguns desses comentários:
…
…
…
…
Você poderá ler todos os comentários na publicação clicando no link que está no final da matéria.
Mariana Oliveira também se pronunciou em um vídeo divulgado em seu perfil no Instagram, repudiando veementemente a publicação. Assista:
Diante da crescente controvérsia e polêmica, Moisés Dias (MDB), que é irmão do prefeito Thiago e pré-candidato a prefeito em Piritiba, emitiu um comentário dissociando a família Dias da opinião expressa na publicação e enfatizando o histórico de trabalho político e social do prefeito. Veja abaixo:
O Chapada Urgente enviou um e-mail à Rádio Jacobina FM em busca de esclarecimentos sobre o posicionamento oficial da rádio diante da polêmica. Além disso, entraremos em contato com a assessoria do prefeito Thiago Dias para obtermos sua posição sobre as acusações de apoio ao texto em questão, bem como sua opinião sobre o conteúdo publicado.
Clique aqui para ver a publicação no Instagram da Rádio Jacobina FM.
Piritiba, 26 de novembro de 2023
Ricardo Patrese – Blog Chapada Urgente