Uma pesquisa divulgada neste domingo levou más notícias ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que buscará a reeleição no ano que vem. Segundo os números realizada em parceria pela ABC News e pelo Washington Post, o ex-presidente Donald Trump, provável indicado do Partido Republicano, está com 51% das intenções de voto, enquanto o democrata está com 42%. A popularidade dele é de apenas 37%, a menor desde o início das pesquisas realizadas pela ABC News, em 1986 — 56% reprovam o trabalho que desempenha à frente da Casa Branca.
Os pontos fracos são mais do que evidentes. Sobre a imigração e a situação na fronteira com o México, 62% dos entrevistados reprovam a forma como o governo Biden lida com a questão. Nos últimos anos, milhares de pessoas vindas principalmente da América Latina, mas também de locais distantes como Bangladesh e China, chegam à divisa com os Estados Unidos em busca de uma oportunidade de entrar no país, mas que muitas vezes se veem presas do lado mexicano, sem qualquer perspectiva de conseguir um visto ou um pedido de asilo.
Como esperado, o assunto vem sendo utilizado à exaustão pelos republicanos, que têm na retórica anti-imigração uma de suas principais bandeiras políticas. Donald Trump continua a prometer a construção de uma barreira na divisa com o México, algo que também norteou sua campanha vitoriosa em 2016, mas que não chegou exatamente a sair do papel. Na quarta-feira, o governador republicano do Texas, Greg Abbott — que não tem planos imediatos de concorrer à Presidência — declarou um estado de “invasão”, e disse que suas tropas serão enviadas à fronteira. E o governador da Flórida, Ron DeSantis, esse sim pré-candidato à Casa Branca, chegou a prometer usar mísseis para atacar cartéis mexicanos que usam as fronteiras para levar drogas aos Estados Unidos.
Fonte: O Globo